sábado, 2 de setembro de 2017

Documentário mostra o design nas capas de discos


O canal Arte 1 e a Aiuê Produtora fizeram em 2015 a serie “Design Gráfico Brasileiro”, que faz um panorama geral dos diferentes aspectos do setor. São oito episódios abordando os temas: pôster, editorial, indústria fonográfica (capas de disco), tipografia, espacial, marcas, motion e têxtil.
A serie é bem produzida e tem depoimentos de especialistas em cada área que apresentam seu trabalhos para ilustrar seus comentários. São mostradas as inspirações, o processo criativo, técnicas, a linha de produção, a relação mercado x consumidor, entre outras situações.
O terceiro episódio é sobre a indústria fonográfica, destacando a produção das capas dos discos de vinil de artistas da MPB e do rock brasileiro. Entre tantas curiosidades, o capítulo apresenta como os artistas e gravadoras enfrentavam a censura na época da ditadura, a montagem de capas usando colagens, a relação das capas nos diferentes formatos como vinil, CD e app de celular. O episódio também tem comentários sobre capas icônicas de discos.

O episódio tem 52 minutos de duração. A serie “Design Gráfico Brasileiro” é reprisada ocasionalmente no Arte 1, que vai ao ar na quarta-feira, às 20h30, e tem varias reprises durante a semana. O episódio sobre a Indústria Fonográfica está disponível no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário