quarta-feira, 3 de maio de 2017

Uma divertida relação entre disco e futebol



Uma das passagens mais bacanas da música brasileira está na história do grupo Novos Baianos. Eles mudaram de Salvador para o Rio de Janeiro e depois de passarem perrengues num apartamento decidiram colocar em prática um sonho comum: formar uma comunidade num sitio. Alugaram uma propriedade na zona rural fluminense e passaram a se dedicar totalmente à música... quase totalmente.

Isso porque outra atividade comum entre eles era o futebol. E eles até fizeram um campo para jogar no sitio. O fanatismo era tão grande - dividindo torcidas entre Vitória, Bahia, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco - que o Novos Baianos FC era contratado para jogar em outras cidades e não fazer show!

O fanatismo ficou mais explicito ainda quando eles assinaram contrato prum disco na Som Livre e ganharam uma grana muito boa. Tipo o dobro do que custava o sitio onde eles moravam a pagavam aluguel. Mas ninguém teve a ideia de comprar a propriedade. E sim foram em comum acordo pruma loja de equipamentos esportivos e gastaram toda a grana em uniformes, chuteiras, bolas, entre outros materiais futebolísticos.

Essa passagem curiosa está no documentário "Os filhos de João", que mostra a influência de João Gilberto na história do Novos Baianos, entre o final da década de 1960 e meados de 1970. O filme foi lançado em 2009, tem 1h14 de duração e direção de Henrique Dantas.

O Novos Baianos teve na formação Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão, Dadi, Jorginho, entre outros que misturaram música brasileira com rock. Veja acima o trailer de "Os filhos de João". 
Texto: Andye Iore

Nenhum comentário:

Postar um comentário