sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Bandas alternativas dominam topo das vendas de vinil

top-discos
A cultura do disco de vinil tem recebido grande atenção da mídia esse ano. Mas, curiosamente, a tão falada escalada do vinil ainda representa apenas 2% de todo o mercado fonográfico. Mesmo, assim muitos comemoram.
O jornal americano The Wall Street Journal fez uma reportagem essa semana anunciando os discos que mais venderam em 2014 na versão vinil. Curiosamente, o cenário alternativo/indie tem os mais vendáveis. Foram quase 8 milhões de discos vendidos, sendo 49% a mais que no ano passado nos Estados Unidos.

Os dados animam as pequenas fábricas que fazem hora extra para dar conta dos pedidos, atendendo a quase passo de tartaruga com 125 unidades de discos de vinil por hora em cada prensa. Os empresários buscam prensas desativadas para comprar para poderem aumentar a produção em 2015. E, mesmo com a expectativa, as grandes corporações não se animam a investir no segmento novamente. Ainda.
Vale um comentário interessante: além da superficialidade de alguns artistas do cenário alternativo, é curioso como não estão no topo artistas do Rhythm and Blues e do RAP Pop americano que sempre estão em destaque no show business.
Leia a reportagem do The Wall Street Journal na íntegra (texto em inglês). 

CAMPEÕES DE VENDA EM 2014:
• Jack White – “Lazaretto” – 75,7 mil cópias

• Arctic Monkeys – “AM” – 40,6 mil
• The Black Keys - “Turn Blue” – 28,3 mil
• Lana Del Rey – “Born to Die” – 27,2 mil
• Beck – “Morning Phase” – 25,2 mil

Nenhum comentário:

Postar um comentário